Comandos aprendidos part I - QualiCad

Iniciação e área gráfica

 Um desenho em CAD é um ficheiro, ou um conjunto de ficheiros, que contém a informação sobre todos os segmentos de reta, arcos, texto, cotas e os restantes elementos usados em Desenho Técnico. Estes elementos estão armazenados como registos de uma base de dados estruturada.
 No AutoCAD, os desenhos têm, principalmente, a extensão DWG. Os ficheiros com a extensão DXF, usados essencialmente para comunicação com outros programas, e os ficheiros com a extensão DWT, ficheiros protótipo (template para novos desenhos), são também ficheiros de desenho, embora com algumas particularidades. 
O ambiente de trabalho (workspace) pode assumir diversos aspetos. Na instalação do AutoCAD, é assumido o Drafting & Annotation, mas pode optar-se pelo AutoCAD Classic, mais rápido e não dinâmico. 
Na linha de informações e estados, o menu de contexto (botão direito do rato), permite troca a visualização dos auxiliares gráficos entre ícones e botões com texto.




Sistemas de coordenadas


Um ponto, para o AutoCAD, é um conjunto de dois ou três valores que representam as
coordenadas onde está localizado o ponto. O sistema de coordenadas cartesiano,
usado pelo AutoCAD, é caracterizado por uma origem e por três direções ortogonais
X, Y e Z. O ícone do sistema de coordenadas está, normalmente, representado no
canto inferior esquerdo da área de desenho.

Quando se trabalha em 2D, a coordenada Z é, normalmente, omitida.

A introdução de pontos através das suas coordenadas pode ser feita por três
processos distintos:

  •  Coordenadas absolutas (cartesianas) - Introdução das coordenadas apenas separadas por vírgulas. Formato: X,Y.

  • Coordenadas relativas (cartesianas) - Introduzem-se as variações das coordenadas cartesianas em relaçãoao último ponto marcado. Colocamos o símbolo "arroba" e os incrementos em cada uma das direções X e Y. Formato: @variaçãoX,variaçãoY.

  •  Coordenadas relativas polares - Neste processo, a variação é introduzida em termos de uma distância e do ângulo feito com a horizontal para a direita, valor 0º. Colocamos o símbolo "arroba", a distância, o sinal de ângulo (sinal de menor, <) e o ângulo com a horizontal. Formato: @distância<ângulo.




Quando o AutoCAD pede um ponto, ao darmos um valor, é marcado um ponto na direção em que o cursor está a apontar. Com o ORTHO ou o POLAR ligados, e estando a ver uma linha de construção, garantimos a marcação de pontos nessa direção.

Comentários